sábado, 14 de abril de 2012

"Posso dar banho no meu Hamster?"


A resposta é bem simples: Não! E de nenhuma forma!

Quando esse assunto entra em pauta, é uma discussão terrivel.
As pessoas dizem que o Pet Shop indica isso, que um site não sei de onde fala aquilo, que meu primo faz assado. Enfim!
Dificilmente você vê alguém falando o mais correto: "O veterinário do meu Hamster, que é especializado em animais silvestres e derivados, me indicou tal coisa..."

Por favor donos de Hamsters, procurem um veterinário de confiança!

Já vi em muitos lugares, pessoas dizendo que dão banho com água e sabão neutro em seus Hamsters, inclusive já vi vídeos desses banhos.
Mas provavelmente esses donos de Hamsters, não saibam que os Hamsters se limpam sozinhos e que a água pode tirar a proteção natural dos pêlos, além deles ficarem resfriados, levando-o a morte.

Além do resfriado, a água é a principal transmissora de doenças nesses bichinhos. Eles podem contrair a maioria das doenças através da água.

Também existe aquele pó branco, de banho seco. Não usem! Faz mal!
O Hamster pode lamber o pêlo com pó e se infectar, levando-o a morte! Além de problemas dermatológicos e oculares!
Se o Petshop indicou isso para o seu Hamster, alerte-o sobre o perigo de indicar este tipo de produto à esse animal. Eles podem até funcionar com outros tipos de animais, mas não com os Hamsters.

Você também ouve pessoas dizendo: "Ah que nada! Sempre dei banho com água ou pó no meu Hamster e NUNCA aconteceu nada!"

Parabéns! Dê graças a Deus. Deu sorte!, você e seu Hamster!
Eu posso sair da minha casa todos os dias e dirigir meu carro com os meus pés ou de olhos fechados, e não acontecer nada também. A decisão foi minha, mas se acontecer algo, o culpado sou eu!

O único motivo do Hamster ficar com mau cheiro é o coco e o xixi deles. Façam a limpeza da gaiola regularmente, 2 vezes por semana em caso do uso de granulados ou diariamente se estiver usando a serragem. Assim a gaiola estará sempre limpa, sem coco e sem xixi, e seu Hamster estará sem o mau cheiro!

Portanto, a resposta é simples.
Você pode dar banho em seu Hamster, mas se ele pegar alguma doença por causa da água ou pó, o responsável é você.

Procure um veterinário de confiança para seus animais, esclareça todas as duvidas!

Espero que tenha ajudado!

Abraço!

Um comentário: